Regulamentação da energia solar acelera investimentos

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a regulamentação da geração própria de energia solar e demais fontes renováveis no Brasil vai dar segurança jurídica ao setor e impulsionar investimentos.

LEIA TAMBÉM O que é tecnologia MLPE?

“A geração de energia pelo sol é atualmente uma das melhores alternativas para fugir das bandeiras tarifárias e, assim, aliviar o bolso do cidadão e do empresário neste período de escassez hídrica”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar.

De acordo com o texto, as regras atuais serão mantidas até 2045 para os pioneiros e aqueles que solicitarem acesso à distribuidora até 12 meses após a publicação da Lei. Após, o custo da utilização da estrutura energética, a exemplo dos fios, será rateado entre os usuários.

Apesar dos aumento dos custos para os que têm geração própria de energia solar, a aprovação da lei, de acordo com a Absolar, desfaz as incertezas jurídicas e regulatórias que pairavam sobre o mercado e, com isso, traz estabilidade, previsibilidade e clareza para o crescimento da energia solar do Brasil.

Para a vice-presidente de geração distribuída da Absolar, Bárbara Rubim, o marco legal fortalece a diversidade e segurança de suprimento elétrico do Brasil.

“Além de limpa e competitiva, a energia que vem do sol é rápida de implantar: um novo sistema solar de geração própria pode ser instalado em uma casa ou pequeno negócio em poucos dias, trazendo uma redução de até 90% nos gastos com a conta de luz”, aponta Rubim.

Fonte: Jornal Opção

plugins premium WordPress